ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ENTRE 2003 E 2011
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v23n2.p127-141Palabras clave:
Estratégia em Organizações. Produção Científica. Metodologia de Pesquisa. Brasil.Resumen
Este artigo analisa nove anos (2003-2011) da pesquisa em estratégia no Brasil publicada nos principais periódicos de administração do país, e nos anais do EnANPAD, na divisão de Estratégia em Organizações (ESO), e do 3Es. A amostra de 1524 artigos foi submetida à análise de conteúdo utilizando um dicionário de termos para classificação de temas e metodologias de pesquisa. Os principais resultados indicam a continuidade da predominância das pesquisas exploratórias por meio de estudos de caso qualitativos e a tendência de crescimento da pesquisa nos temas sobre negócios internacionais e sobre sustentabilidade socioambiental e ética corporativa. Apesar desses temas de pesquisa alinharem-se ao contexto nacional e mundial, o excesso de estudos exploratórios não aprofunda nem adapta os paradigmas teóricos existentes à realidade nacional, muito menos contribui para ser inserido em um fórum de discussão internacional.Descargas
Publicado
2016-07-19
Número
Sección
Artigo