SENTIDO DO TRABALHO E FATORES DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E CANADENSES

Autores/as

  • Ana Alice Vilas Boas UFLA
  • Estelle M. Morin HEC Montreal

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n3(Jul-Set).p272-292

Palabras clave:

QVT. Professores universitários. Sobrecarga de trabalho.

Resumen

Este estudo avalia os fatores de qualidade de vida no trabalho (QVT) para os professores que atuam no Brasil e no Canadá e correlaciona-os com o sentido do trabalho. A amostra foi constituída por 274 professores brasileiros e 252 canadenses. Os dados foram coletados através de um questionário online enviado, para 3 universidades públicas de Minas Gerais e 3 universidades do Quebec, no primeiro semestre de 2013. O questionário permitiu avaliar os seguintes fatores: finalidade do trabalho, autonomia, oportunidades de desenvolvimento profissional, relação com os colegas, retidão moral, reconhecimento, segurança no trabalho, carga de trabalho e horas trabalhadas por dia e por semana e correlaciona-los com os indicadores de sentido do trabalho e sentido no trabalho. Os professores canadenses encontram mais autonomia, oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecimento em seu ambiente de trabalho do que os brasileiros. Por outro lado, a carga mental e as horas trabalhadas por semana é maior nas universidades federais de Minas Gerais do que nas universidades do Québec. Os fatores que descrevem as características do trabalho e das relações de trabalho estão positivamente correlacionadas com o sentido do trabalho, enquanto que as cargas de trabalho física e mental estão negativamente relacionadas com o sentido do trabalho.

Biografía del autor/a

Ana Alice Vilas Boas, UFLA

Doutora em Administração pela Univerity of Reading - UK Pos-doutora pela HEC Montreal

Estelle M. Morin, HEC Montreal

Doutora em Psicologia pela Universidade de Montreal

Publicado

2016-09-29

Número

Sección

Artigo