DIMENSÕES DO EMPODERAMENTO FEMININO: AUTONOMIA OU DEPENDÊNCIA?

Autores/as

  • Taize dos Santos Fernandes Curso de Administração UNESC
  • Gisele Silveira Coelho Lopes Doutoranda do PPGA – UNIVALI Professora do Curso de Administração-UNESC
  • Melissa Watanabe PPGDS – UNESC
  • Cristina Keiko Yamaguchi PPGDS e PPGCA – UNESC
  • Christiane Kleinubing Godoi Doutora Professora do PPGA - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n3(Jul-Set).p391-413

Palabras clave:

Empoderamento. Empreendedorismo. Gênero.

Resumen

Este estudo objetiva compreender as manifestações das dimensões do empoderamento entre mulheres empreendedoras do município de Forquilhinha, SC. O empreendedorismo e o empoderamento feminino constituem os temas centrais contextualizados teoricamente neste trabalho. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa se caracteriza como descritiva, qualitativa e com amostragem não probabilística por acessibilidade. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista qualitativa com roteiro semiestruturado elaborado com base nas dimensões do empoderamento alinhadas à iniciativa empreendedora para abrir o próprio negócio, aplicada a 15 mulheres lojistas. Os resultados evidenciaram que o empreendedorismo oportunizou às entrevistadas o empoderamento econômico, tendo em vista que as afirmações se concentraram na ampliação da renda, na independência financeira e autovalorização. Nas dimensões psicológica, educacional, política e familiar as entrevistadas demonstraram certo grau de dependência de outras pessoas, insegurança na tomada de decisão e direcionamento do próprio negócio.

Publicado

2016-09-29

Número

Sección

Artigo