EMPRESAS BORN GLOBAL NO BRASIL E O PAPEL DOS PROGRAMAS DE APOIO À EXPORTAÇÃO

Autores

  • Marcelo André Machado Escola de Gestão e Negócios - UNISINOS
  • Viviane Bischoff UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n1(Jan/Abr).p003-019

Palavras-chave:

Internacionalização de pequenas empresas. Empresas Born Global. Programas de Apoio à Internacionalização.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar os drivers internos e externos de empresas Born Global com as características de quatro pequenas empresas brasileiras da indústria coureiro-calçadista para identificar o papel dos programas oficiais de apoio na rápida internacionalização dessas empresas. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos com quatro PMEs: Francesca Giobbi, LeatherTec, Gueto Ecodesign e Best Calçados e Componentes. O domínio de ativos intangíveis e únicos, a atuação em nichos de mercado e a orientação internacional dos fundadores foram os principais drivers internos relacionados à rápida internacionalização das empresas. Percebeu-se que os fundadores das 04 PMEs têm conhecimento sobre programas de promoção de exportações, mas esse driver externo não teve impacto na velocidade e no desempenho de internacionalização das empresas. Esse reforça a ideia de que a orientação internacional do executivo está associada ao conhecimento sobre programas oficiais de apoio, mas isso não significaria o seu uso e impacto na velocidade da internacionalização.

Biografia do Autor

Marcelo André Machado, Escola de Gestão e Negócios - UNISINOS

Professor Adjunto Mestrado Profissional em Gestão e Negócios

Viviane Bischoff, UNIVATES

Doutora em Estudos Estratégicos Internacionais-UFGRS

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Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Artigo