CAPACIDADE DE ABSORÇÃO E INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Andréia Paternolli Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v24n1.p050-065

Palavras-chave:

Capacidade de absorção. Inovação. Pequenas empresas.

Resumo

Neste estudo o objetivo foi analisar a capacidade de absorção de conhecimento de pequenas empresas para inovar em produtos e serviços. Uma forma de a empresa obter vantagem competitiva e garantir sustentabilidade é por meio da inovação, que por sua vez encontra na capacidade de absorção rotinas que facilitam a aquisição, a assimilação, a transformação e a explotação do conhecimento, dimensões sugeridas por Zahra e George (2002). A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa com entrevistas semiestruturadas gravadas com os empreendedores e colaboradores das empresas. Os resultados demonstram que essas empresas buscam conhecimento no ambiente externo para aplicar em seu processo produtivo, demonstrando o uso das quatro dimensões propostas por Zahra e George (2002); e destacam a importância dos fatores complementares conhecimento prévio, eventos ativadores e integração social na capacidade de absorção das pequenas empresas estudadas.

Biografia do Autor

Andréia Paternolli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Administração pela ESAG/UDESC

Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente permanente do Programa de Pós-graduação Acadêmico em Administração e do Programa de Pós-graduação Profissional em Administração.

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Publicado

2017-05-11

Edição

Seção

Artigo