TERRITORIALIZAÇÃO DO COTIDIANO A PARTIR DE INTERVENÇÕES GOVERNAMENTAIS: O CASO DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE (ATIS)

Autores

  • Fernanda Guarnieri Universidade Estadual de Maringá
  • Priscilla Borgonhoni Chagas Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n1(Jan/Abr).p061-078

Palavras-chave:

Territorialização, Cotidiano, Academia da Terceira Idade.

Resumo

Ao articular de forma teórica o avanço sobre espaço e territórios no campo de Estudos Organizacionais com a abordagem sobre o cotidiano, o presente artigo busca compreender como ocorre a territorialização do cotidiano dos moradores de um determinado bairro a partir da produção do espaço urbano por meio de intervenções governamentais com a implantação de Academias da Terceira Idade (ATIs), que surgiram como uma estratégia para promoção da saúde e qualidade de vida, influenciada por um contexto marcado pela transição demográfica. O estudo tem uma perspectiva qualitativa e caráter descritivo. Os procedimentos metodológicos adotados envolveram a pesquisa documental e a realização de trabalho de campo com entrevistas com idosos que frequentam semanalmente uma ATI em um dos bairros de Maringá, PR, município brasileiro onde foi inaugurada a primeira ATI nacional. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Verificou-se que o espaço antes abandonado e sem uso por parte dos moradores do bairro é agora pautado pelas territorialidades cotidianas dos usuários, que o construíram diante de movimentos de apropriação e uso. Destaca-se, também, a intervenção governamental realizada sem impactos negativos para a população, de forma que a mesma apropriou-se de discursos que propagam os benefícios da ATI.

Biografia do Autor

Fernanda Guarnieri, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa Marketing e Cadeias Produtivas. Membro do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq).

Priscilla Borgonhoni Chagas, Universidade Estadual de Maringá

Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Administração, na área de concentração Estudos Organizacionais. Atualmente seus trabalhos de pesquisa envolvem os estudos organizacionais em temas como desenvolvimento, territórios e territorialidades e processos alternativos de organização. Em termos metodológicos, suas pesquisas são desenvolvidas predominantemente por meio de perspectivas qualitativas de análise.

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Professor associado do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq), membro do Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca (FURB/CNPq) e colaborador do Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (FGV-Rio/CNPq). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes assuntos: práticas de marketing, construção de mercados, cultura de consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil.

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Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Artigo