ENTRE HIERARQUIA E MERCADO: ANÁLISE DA COMPETIÇÃO NO SETOR DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • André Luís da Silva Leite Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
  • Edgar Augusto Lanzer Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
  • Fernando Antônio Ribeiro Serra Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v16n1.p045-061

Resumo

O processo de desregulamentação no setor de varejo de combustíveis na década de 1990 gerou uma série de mudanças como por exemplo, a desvinculação contratual dos postos com as distribuidoras, criando os postos ‘bandeira branca’ e a liberalização dos preços no varejo. Este artigo visa a estudar, tendo como base teórica a Economia dos Custos de Transação, o processo de competição no setor de combustíveis da Grande Florianópolis (SC). A proposição central do artigo é de que a desregulamentação, ou seja, a mudança no ambiente institucional implicou o aumento das incertezas e, consequentemente, dos custos de transação. Assim, três movimentos distintos foram observados: uma maior concentração de mercado; prática de cartel; a integração vertical parcial, i.e., o estabelecimento de contratos de exclusividade entre postos e distribuidoras.

Biografia do Autor

André Luís da Silva Leite, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

Secretária

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Publicado

2009-04-28

Edição

Seção

Artigo