AS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM UMA EMPRESA FAMILIAR: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

Autores

  • Luciana Holanda Nepomuceno Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA
  • Ana Cristina Batista dos Santos Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v16n1.p062-080

Resumo

O estudo teve como objetivo refletir sobre conceitos e práticas relacionadas às competências gerenciais em uma empresa familiar. Realizou-se um estudo de caso com uso de questionário e entrevistas. Identificaram-se nos discursos os elementos constituintes da conceituação de competência e a caracterização das práticas gerenciais. Os discursos foram analisados considerando as tipologias de competências gerenciais de Man e Lau (2000) e outras dimensões emergentes. Conclui-se que: a) discurso e prática correntes na empresa são consonantes com o modelo de Man e Lau (2000) no que se refere às competências de relacionamento, estratégicas e de comprometimento; b) para os entrevistados, competência é algo que se confere pelo desempenho; e c) os discursos evidenciam uma metáfora sistêmica que encobre a contradição capital-trabalho.

Biografia do Autor

Luciana Holanda Nepomuceno, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

Secretária

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Publicado

2009-04-28

Edição

Seção

Artigo