GESTÃO ESTRATÉGICA VOLTADA À APRENDIZAGEM: EM BUSCA DA PROMOÇÃO DOS DESENVOLVIMENTOS HUMANO, ORGANIZACIONAL E SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v14n2.p267-288Resumo
Diante da necessidade de as organizações integrarem desenvolvimento econômico e humano, o presente texto lança uma discussão teórica a respeito de gestão estratégica, objetivando interpretar o papel do gestor nas organizações voltadas à aprendizagem dos trabalhadores. Para tanto, é realizada uma pesquisa bibliográfica, perpassando teorias relativas à educação, aprendizagem, gestão organizacional e papéis gerenciais. As práticas de gestão são decisivas na ocorrência de processos de aprendizagem, pois algumas a inibem e outras a facilitam. Percebe-se que o estilo de gestão processual-relacional e os papéis de facilitador, negociador, inovador, servidor, sobretudo, educador estão mais alinhados com as organizações com cultura e ambiente voltados para a aprendizagem e que visualizam, na aprendizagem, a possibilidade de promover, ao mesmo tempo, competitividade e humanização.Downloads
Publicado
2008-07-31
Edição
Seção
Artigo