O PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v27n1(Jan/Abr).p47-62

Palavras-chave:

Liderança. Reposicionamento Estratégico. Inovação. Empresa Familiar.

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender o processo de reposicionamento estratégico com foco em inovação de uma empresa de origem familiar, do segmento químico, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre. Esse processo teve início quando o filho do fundador assumiu a presidência da empresa e conduziu um processo de mudança organizacional com foco na introdução de uma cultura de inovação, evidenciando a importância do papel da liderança para obter resultados positivos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, estudo de caso e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com 11 líderes da organização em estudo e foram analisados por meio da análise de narrativas. Os principais resultados demonstram que o processo de reposicionamento estratégico foi conduzido em três etapas principais: (i) substituição de diretores; (ii) substituição de profissionais de segundo escalão e contratação de novos profissionais conforme o novo perfil desenhado; (iii) adoção de uma estrutura de comando com menos níveis hierárquicos para facilitar o contato e o compartilhamento de conhecimentos entre os diversos departamentos.

Biografia do Autor

Dusan Schreiber, Universidade Feevale.

Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Feevale.

Cristiane Froehlich, Universidade Feevale

Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigo