OS CAMINHOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA PARAGUAIA: O CASO DA AGRÍCOLA TIERRA NOVA

Autores

  • Josy Vieira Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Carine Leticia Morandi Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v28n1(Jan/Abr).p139-149

Palavras-chave:

Competitividade empresarial. Mercado. Economia. Agronegócio.

Resumo

Mediante o crescimento estratégico das empresas, o gestor é fundamental no processo de tomadas de decisões, principalmente no processo de uma correta internacionalização que vise às melhores estratégias e que garanta a eficácia de sua competitividade. Desta forma, este caso para o ensino aborda o posicionamento de López, um gestor visionário que, à frente da Agrícola Tierra Nova, localizada em Santa Fé, no Paraguai, viu os negócios prosperarem ao ponto de cogitar a possibilidade de abertura de uma subsidiária no Brasil. Para tanto, com o intuito de obter uma visão mais ampla do atual panorama interno e alguns fatores externos, uma empresa de consultoria em planejamento estratégico foi contratada para realizar uma análise SWOT. Mediante as análises, López vive um dilema sobre o futuro da empresa, e qualquer decisão errônea poderia comprometer tudo que foi conquistado. Deveria López acreditar na sua capacidade de gestão e arriscar na expansão da empresa ou manter o panorama atual? Com base na análise SWOT e considerando os ambientes externos, principalmente a respeito dos campos políticos e econômicos do Brasil, deve apostar na abertura da subsidiária no Brasil ou rever as estratégias de expansão? Estes são alguns dos questionamentos que López terá pela frente.

Biografia do Autor

Josy Vieira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Empreendedorismo, Internacionalização

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Caso para Ensino