A Influência da Cultura Organizacional de uma IES no Processo de Interação Universidade - Empresa

Autores

  • Dusan Schreiber UFRGS
  • Ivan Antônio Pinheiro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v18n3.p258-270

Resumo

O contexto atual obriga as empresas a priorizar o investimento em P&D, em valores cada vez mais relevantes. As instituições de ensino detêm o conhecimento técnico, pessoal especializado e infraestrutura laboratorial de alto nível. Os governos criam mecanismos para fomentar a consolidação do parque fabril local, com a geração de empregos e de renda. Desta convergência de motivos e necessidades dos três atores, surgiu a confi guração do modelo denominado “Hélice Tripla”. No entanto verifi ca-se que o nível de interação está aquém do esperado. Esta constatação motivou a realização da pesquisa, por meio do estudo de caso único e modelo teórico de Souza (1978), com o objetivo de avaliar o grau de infl uência da cultura organizacional sobre o processo de transferência tecnológica. A análise foi desenvolvida em uma grande universidade privada do sul do Brasil com um grupo de pesquisadores e docentes de seis cursos tecnológicos. As evidências que emergiram da pesquisa facultaram a confi rmação da referida hipótese. PALAVRAS-CHAVE: Hélice-Tripla, Cultura Organizacional, Transferência Tecnológica.

Biografia do Autor

Dusan Schreiber, UFRGS

possui graduação em Administração de Empresas Habilitação em Comércio Exterior pela UNISNOS (1989), Especialização em Administração Financeira pela UNISINOS (1995) e Consultoria Empresarial pela USP (1996), Mestrado em Administração pela UNISINOS (2006) e Doutorando em Administração pela UFRGS desde 2006. Atualmente é diretor - South Konsult Consultoria Empresarial Ltda e professor - Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Estratégia Organizacional, Teorias Organizacionais e Gestão de Pessoas.

Ivan Antônio Pinheiro, UFRGS

possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1979), graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS, onde atua tanto em disciplinas predominantemente voltadas para o setor público, quanto outras essencialmente corporativas. Áreas de interesse: estrutura, funcionamento e Reformas do Estado, políticas públicas, regulação, parcerias público privadas, public choice, programas de qualidade. Linhas de pesquisa em andamento: Inovação em Gestão Municipal e, Gestão da Criatividade e Inovação. Palestrante e revisor de vários periódicos nacionais: RAP, RAE, READ, entre outros, bem como de Congressos e Seminários nacionais e internacionais. Consultor ad hoc e pesquisador do CNPq

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Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Artigo