AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES NO COTIDIANO: OS PAPÉIS DO DOCENTE DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v26n3(Set/Dez).p334-347

Palavras-chave:

Papel social, Multiplicidade de papéis, Socialização.

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se compreender como os papéis sociais são tipificados pelos docentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração no Brasil. Realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, adotando-se um estudo de casos múltiplos e a realização de 29 entrevistas com professores de 27 programas. A tipificação de papéis acontece quando o ator, como ser coletivo, atua em um determinado contexto com conhecimentos comuns a uma determinada coletividade de atores. Como resultado, evidenciou-se que os docentes assumem uma multiplicidade de papéis nas instituições de ensino superior e programas de pós-graduação para desenvolverem suas atividades cotidianas, de maneira que representam não apenas papel de professor, mas de pesquisador, orientador, coordenador, entre outros. A partir disso, esses múltiplos papéis, ora complementares, ora dissonantes, fazem com que o docente tenha que lidar com as diferentes pressões institucionais de representá-los, o que faz com que o docente acabe reprimindo determinadas atividades ou postergue-as para períodos que seriam de lazer e descanso. A contribuição central deste estudo está em compreender os meandros da própria profissão docente e os desafios da produção do conhecimento científico no país, uma vez que, nesse nível de ensino, realiza-se a formação dos futuros professores e pesquisadores do ensino superior.

Biografia do Autor

EDUARDO GUEDES VILLAR, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM

MARCOS VINÍCIUS PEREIRA CORREA, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM

SILVANA ANITA WALTER, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

MARIANE LEMOS LOURENÇO, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Psicologia

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Publicado

2019-11-25

Edição

Seção

Artigo