MERCADO INTERNACIONAL E BRASILEIRO DE LEITE: VOLATILIDADE E TRANSMISSÃO DE PREÇOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v27n1(Jan/Abr).p82-98

Palavras-chave:

Agronegócio. Causalidade. Cointegração. Comercialização agrícola. Leite bovino.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a volatilidade e a transmissão dos preços internacionais do leite para os preços nas principais praças brasileiras produtoras de leite. Em teoria, a integração entre mercados interagentes levanta a hipótese de que um ou mais mercados tendem a liderar outros mercados por ocasião das variações de preços, assim sendo, é investigado o pressuposto da transmissão de preço dos principais países/conglomerados produtores-exportadores de leite (União Europeia, Nova Zelândia, Estados Unidos da América, Argentina e Uruguai) para as principais praças produtoras/comercializadoras de leite do Brasil no período 2012-2017. No processo de análise, destaca-se o teste de cointegração, que permitiu verificar a hipótese de equilíbrio do relacionamento de longo prazo entre os preços do leite no mercado internacional e brasileiro, e da análise de decomposição da variância, que contribuiu para avaliar a participação relativa das variações nos preços do leite nos mercados internacionais na variação dos preços nas principais praças brasileiras produtoras de leite. Os resultados evidenciaram que um potencial choque no mercado internacional de lácteos é efetivamente transmitido ao mercado brasileiro, o que persiste no longo prazo em uma relação de equilíbrio. Concluiu-se também que, aproximadamente, um quarto das alterações dos preços do leite nas principais praças brasileiras, em um horizonte semestral, é transmitido por variações nos preços dos principais mercados internacionais de lácteos, com destaque para os mercados uruguaio, neozelandês e estadunidense.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gomes de Oliveira Costa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bolsista de Iniciação Científica UFU, Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FACES). Membro do Grupo de Pesquisa “Inteligência em Finanças e Mercados” (IFIM/UFU) e do “Núcleo de Educação Financeira” (NEF/UFU).

Odilon Jose de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás (UFG) Bolsista do CNPq/Brasil (PDJ Nº 150870/2018-3)

Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil (CNPq) da Área de Administração, Contabilidade e Economia (PDJ Nº 150870/2018-3), Pesquisador em Estágio Pós-Doutoral em Agronegócio no Programa de Pós-graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás (PPAGRO/UFG). Doutor em Administração (Finanças) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Professor da área de Finanças do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Pontal). Coordenador do Grupo de Pesquisa “Inteligência em Finanças e Mercados” (IFIM/UFU) e Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC).

Reginaldo Santana Figueiredo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Economia pela UFRJ com Pós-doutorado em Modelagem e Simulação na Texas A&M University, EUA. Professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG/PPAGRO). Membro do Grupo de Pesquisa “Inteligência em Finanças e Mercados” (IFIM/UFU).

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Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigo