APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O APRENDER: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO APRENDIZADO MAIS PROFUNDO E METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v27n1(Jan/Abr).p4-17

Palavras-chave:

Gestão e aprendizado de Competências. Metodologias Ativas. Aprendizagem mais profunda.

Resumo

Ao admitir que se alastra pelo Brasil uma cultura de ensino, tanto no meio acadêmico como empresarial, voltada ao fornecimento de certificações e não à aprendizagem profunda e transformadora, o presente relato tem como objetivo apresentar meios tanto para o aperfeiçoamento quanto para a ampliação do entendimento das estratégias educacionais, promovendo uma experiência que explora a integração das propostas do aprendizado mais profundo, de metodologias ativas e do desenvolvimento de competências. Nesse sentido, promove a integração de atividades educacionais entre estudantes do mestrado e da graduação em Administração em uma Universidade Pública. Incitou-se tanto reflexões sobre a aplicação do conceito de competências em sala, como conjuntamente meios para o seu desenvolvimento de maneira interdisciplinar a partir de debates, estímulo ao autoconhecimento e domínio do contexto educacional. O conceito de aprendizado mais profundo é utilizado para descrever um conjunto de competências e/ou metas estipuladas aos estudantes, visando caracterizar novas práticas e processos de aprendizagem que resultam em competências. Neste sentido, a experiência aqui relatada voltou-se, obrigatoriamente, ao desenvolvimento do aprendiz no que tange à compreensão do apreendido frente ao contexto, desenvolvimento do pensamento crítico, desenvolvimento de habilidades de comunicação e de solução de problemas, capacidade de reconhecer situações complexas e, por fim, capacidade de compreender como melhor aprender frente a novos contextos vivenciados. Esses elementos foram apreciados na experiência aqui relatada.

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Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigo Tecnológico