STARTUPS FRANQUEADORAS BRASILEIRAS E A CRISE DA COVID-19: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E CAPACIDADES DE ADAPTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v28n3(Set/Dez).p392-407

Palavras-chave:

Franchising, Startups, Gestão de crise, resiliência, COVID-19.

Resumo

Objetivo – O objetivo deste estudo é compreender como as startups franqueadoras vêm enfrentando a crise provocada pela COVID-19, com maior ênfase nos efeitos da decisão de franqueamento na sobrevivência desse tipo de negócio durante o período de crise. Design/metodologia/abordagem – Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a realização de estudo de casos múltiplos em quatro startups brasileiras que atuam por meio de unidades franqueadas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas online com fundadores e gerentes de marcas, complementados com informações obtidas nos sites/redes sociais das marcas e notícias vinculadas em meios de mídia especializada na área de negócios. Foi empregada a técnica de análise de conteúdo. esultados – Verificamos que as startups franqueadoras podem operar por meio do modelo de franquias convencionais ou micro-franquias. Em ambos os casos, não encontramos redução na agilidade e flexibilidade desses negócios. Em um contexto de crise, a resiliência permite que o franqueador obtenha maiores vantagens de seus franqueados, caso opte pelo modelo de franquia convencional Originalidade – Esta pesquisa aborda a interseção entre dois modelos de negócios: startups e franquias. Contribuímos para a compreensão tanto das áreas como dos efeitos de um modelo de negócio em um contexto de crise. Limitações/implicações – Este é um estudo realizado com um pequeno número de casos em contextos semelhantes. As principais implicações desta pesquisa referem-se à formulação de um conjunto de proposições sobre o processo de franqueamento de startups e os efeitos de uma crise para as empresas que adotam esse modelo operacional, bem como um diagrama descritivo desse processo.

Biografia do Autor

MATHEUS DERMONDE, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando e Mestre em Administração (FCA -Unicamp). Graduado em Economia (IE - Unicamp)

BRUNO BRANDÃO FISCHER, University of Campinas and National Research University Higher School of Economics

PhD in Economics and Management of Innovation (Universidad Complutense de Madrid, 2013). MSc in Agribusiness from the (Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, 2008) and MSc in Economics and Management of Innovation (Universidad Autónoma de Madrid, 2010). Bruno Fischer is Assistant Professor at the School of Applied Sciences, University of Campinas and visiting professor at the National Research University Higher School of Economics, Moscow, Russia. His research is oriented to fields of ecosystems and regional systems of entrepreneurship and innovation.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigo