A RESPONSABILIDADE SOCIAL E O MARKETING: REFLEXOS NA ATITUDE E NA LEALDADE DO CONSUMIDOR DE SUPERMERCADOS EM SÃO PAULO-SP

Autores

  • Edward Robinson Marin Universidade Nove de Julho
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n1.p24-34

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Empresarial. Lealdade dos Consumidores. Estratégia de Marketing.

Resumo

Os consumidores têm apresentado níveis crescentes de sensibilidade às questões socioambientais praticadas pelas empresas. Buscando contribuir para esse campo de estudos, o objetivo desta pesquisa foi analisar as reações dos consumidores ao marketing, baseado na Responsabilidade Social Empresarial (RSE), avaliando o grau de lealdade e a atitude do consumidor a essas iniciativas. Um survey foi principalmente aplicado a uma base de 8 mil endereços de assinantes de revistas da Editora Abril, sendo todos os assinantes consumidores de supermercados em São Paulo. Os resultados apontaram que a composição de ações de RSE agrupadas nos fatores ética e consciência são os mais importantes e parecem ter causado forte efeito na amostra. Esses pressupostos podem indicar aos empresários que ações estratégicas voltadas a esses fatores possibilitem melhores resultados junto aos seus públicos.

Biografia do Autor

Edward Robinson Marin, Universidade Nove de Julho

Mestrando do Programa de Mestrado e Doutorado - PMDA da Universidade Nove de Julho

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de Julho

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA da Universidade Nove de Julho

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Publicado

2012-05-18

Edição

Seção

Artigo