PODER E SIMBOLISMO NO AGRONEGÓCIO: A LEGITIMAÇÃO NA MUDANÇA COMO UM PROCESSO DE MODELAGEM DA REALIDADE ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v13n1.p135-151Resumo
Em detrimento da perspectiva econômica, o presente trabalho quer lançar luz sobre a dimensão simbólica das organizações do agronegócio. Durante processos de mudança na implantação de programas de qualidade, os gestores da organização buscam gerenciar os significados atribuídos à realidade, modelando-as a partir da construção de um esquema de referência coletivo que explica e justifica tal evento. Para que a nova ordem trazida pela mudança se legitime, os gestores desenvolvem práticas de gerenciamento dos significados para obter a aquiescência e o comprometimento dos demais membros para com as especificações exigidas pelo programa de qualidade. A partir de entrevistas realizadas com gestores e funcionários, identificou-se tais práticas, que podem ser sumarizadas de acordo com os resultados da pesquisa: conversas informais, excursões, uso de consultor externo, treinamentos formais e uso de tecnologia que permite o policiamento a distância. Os resultados apontam para a importância de se compreender os processos de mudança organizacional como efeito de poder dos grupos dominantes.Downloads
Publicado
2008-08-11
Edição
Seção
Artigo