CARACTERÍSTICAS DA FIRMA, MARKETING INTERNACIONAL E DESEMPENHO EXPORTADOR: UM SURVEY COM EXPORTADORAS MINEIRAS

Autores

  • Magno Luiz Coelho de Moura Faculdade Novos Horizontes
  • Luiz Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n2.p165-181

Palavras-chave:

Características da fi rma. Marketing internacional. Desempenho exportador.

Resumo

O artigo procura identifi car preditores internos e externos à fi rma que infl uenciam as estratégias de marketing internacional e o desempenho exportador, tendo em vista o modelo teórico-empírico de Cavusgil e Zou (1994). Realizou-se um levantamento exploratório de dados do tipo survey, de natureza descritiva e explicativa, em 50 empresas exportadoras mineiras do setor de manufatura. Estatísticas univariada e multivariada foram empregadas no estudo, recorrendo-se ao uso de regressão múltipla para mensurar os relacionamentos previstos no modelo empregado na pesquisa. Os resultados evidenciam que o comprometimento foi o preditor interno que mais infl uenciou as estratégias de marketing internacional. A experiência, outro preditor interno, afetou a estratégia de marketing associada ao suporte ao distribuidor estrangeiro, enquanto que a especifi cidade cultural do produto infl uenciou as estratégias associadas à adaptação da promoção e ao suporte à distribuição. O grau de intensividade tecnológica do setor foi o preditor externo que mais infl uenciou as estratégias de marketing relacionadas à adaptação do produto e ao preço, enquanto que o nível de competição do mercado agiu sobre todo o composto de marketing internacional. O desempenho exportador, avaliado em termos do percentual de vendas internacionais, não revelou ser infl uenciado pelos preditores da fi rma e pelas estratégias de marketing internacional.

Biografia do Autor

Magno Luiz Coelho de Moura, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração (Faculdade Novos Horizontes) Especialista em Comércio Internacional (PUC Minas)

Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes

Doutor e Mestre em Administração (CEPEAD/FACE/UFMG)

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Publicado

2012-07-24

Edição

Seção

Artigo