CONTRIBUIÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RELACIONAMENTOS COM CLIENTES (CRM) NOS RESULTADOS FINANCEIROS: ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA Z

Autores

  • Pettersen Nakazato UFSC
  • Luís Moretto Neto UFSC
  • Valentina Gomes Haensel Schmitt UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n1.p048-057

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial de contribuição de um sistema de gerenciamento de relacionamentos com clientes nos resultados de uma unidade de negócios da indústria farmacêutica Z, ao longo de 2007. A população estudada foi composta por todos os representantes da força de vendas da unidade de negócios denominada 1A no país e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários, durante outubro e novembro de 2007. Ao final do estudo fica evidente que a ferramenta adotada para implementar de forma prática a estratégia de negócios, apresenta os recursos necessários para tal, e os resultados confirmam que a adoção do Sistema B pode ter beneficiado o desempenho da empresa.

Biografia do Autor

Pettersen Nakazato, UFSC

Secretária

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Publicado

2010-03-24

Edição

Seção

Artigo