AVALIAÇÃO DE MARCAS: ESTUDO COMPARATIVO DE DIFERENTES MODELOS NA ÓTICA DE MARKETING

Autores

  • José Luiz Trinta UNESA – Rio de Janeiro
  • Marcos Cortez Campomar FEA/USP
  • Fátima Cristina Trindade Bacellar Ibmec/RJ

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n2.p046-062

Resumo

O presente artigo aborda avaliação de marcas sob a ótica de marketing, mais especificamente nos modelos que se propõem a avaliar o que se denomina Consumer Based Brand Equity (CBBE). Este estudo exploratório apresenta uma revisão bibliográfica acerca de modelos de avaliação de marca, com foco na área de marketing. A partir do trabalho realizado por Louro (2000), que apresentou e classificou medidas convencionais de avaliação do desempenho de uma marca, buscou-se propor uma comparação entre os diferentes modelos estudados. Como conclusão, verificou-se que a metodologia proposta no modelo Brand Equity Ten (AAKER, 1996), apesar de não ser a mais recente, é a mais completa, abarcando todas as variáveis critério que medem diretamente o brand equity e utilizando medidas indiretas.

Biografia do Autor

José Luiz Trinta, UNESA – Rio de Janeiro

Secretária

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Publicado

2010-04-30

Edição

Seção

Artigo