O Processo de Formação de Estratégias Organizacionais em uma IES: Um Estudo de Caso em uma Instituição Privada

Autores

  • Simone Souza IFES - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari
  • Alfredo Rodrigues Leite da Silva UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Annor da Silva Junior UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v18n3.p341-355

Resumo

Neste artigo teve-se por objetivo verifi car os diversos tipos de estratégias organizacionais que se formam em uma Instituição de Educação Superior (IES) privada localizada no estado do Espírito Santo. A fundamentação teórica baseou-se na perspectiva processual da estratégia, onde a articulação entre as deliberadas e emergentes faz parte de um continuum sob o qual as estratégias do mundo real são formadas (MINTZBERG, 1978; MINTZBERG E WATERS, 1985). A escolha por investigar as IES como unidade de análise justifi ca-se pelo fato de serem constituídas por dois subsistemas autônomos, interdependentes e dissociados: a entidade mantenedora e a entidade mantida (SILVA JUNIOR, 2006). O trabalho justifi case, ainda, pela ampla regulação governamental imposta ao setor educacional superior, o que coloca as IES num mesmo patamar estrutural, permeado pelo processo de isomorfi smo institucional (DIMAGGIO; POWELL, 1983). As informações foram coletadas via análise documental, observação assistemática e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados por meio da análise narrativa (GODÓI; BANDEIRADE- MELLO; SILVA, 2006). Os resultados obtidos sinalizam que a regulamentação governamental interfere no processo de formação estratégica da instituição, fazendo com que parte das estratégias deliberadas, articuladas pelos sujeitos que atuam na mantenedora, passem pelo processo de formalismo (RIGGS, 1964), motivado pelo isomorfi smo institucional. PALAVRAS-CHAVES: Processo de Formação de Estratégias, Instituição de Educação Superior; Formalismo.

Biografia do Autor

Simone Souza, IFES - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari

Mestre em Administração; Professora do IFES - Campus Guarapari

Alfredo Rodrigues Leite da Silva, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração; Departamento de Administração Programa de Pós-graduação em Administração - Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Annor da Silva Junior, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração; Departamento de Administração Programa de Pós-graduação em Administração - Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Artigo