A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE E DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PAPEL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CASOS EM DUAS EMPRESAS DE MÉDIO PORTE

Autores

  • Daniela Pessoa Scarioli Fundação Dom Cabral
  • Clara Luiza Oliveira Silva PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • José Márcio Castro PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n4.p441-460

Palavras-chave:

Ambiente Externo. Cultura Organizacional. Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Resumo

Este artigo analisa a influência do ambiente externo e da cultura organizacional no papel desempenhado pela área de Recursos Humanos. A partir da revisão crítica da literatura sobre os construtos ambiente, cultura organizacional e papel da área de RH e utilizando-se do estudo de casos comparativos de natureza qualitativa, foi empreendida a análise das influências e dos efeitos do ambiente e da cultura sobre a área de Recursos Humanos e, posteriormente, da resposta da área em relação às pressões dessas variáveis. Os resultados apontam uma significativa influência dos componentes ambientais sobre o delineamento do conjunto de crenças, valores e comportamentos presentes nas unidades empíricas investigadas. Além disso, as evidências empíricas denotam o ambiente externo como uma variável independente que interfere diretamente nas práticas desenvolvidas pela área de RH e, a cultura organizacional como uma variável interveniente que media a relação entre o ambiente e a área de RH. Por fim, outro resultado indica que a área de RH assume contornos mais estratégicos à medida que o papel de agente de mudança é conhecido, uma vez que contribui para promover uma atuação de maneira a facilitar o processo de adaptação da empresa às novas pressões do ambiente.

Biografia do Autor

Daniela Pessoa Scarioli, Fundação Dom Cabral

Daniela Pessoa Scarioli é graduada e mestre em Admiinistração pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais e consultora organizacional na área de recursos humanos.

Clara Luiza Oliveira Silva, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Clara Luiza Oliveira Silva é graduada em Administração da PUC Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de pessoas. Participa, desde 2009 na Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais de projetos de pesquisa em gestão de pessoas, como assistente de pesquisa.

José Márcio Castro, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

O professor José Márcio de Castro possui doutorado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo/FEA/USP (1999), mestrado em Administração pelo Centro de Pós Graduação e Pesquisa Em Administração/CEPEAD/UFMG (1989). graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (1983), e Atualmente, é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, ensino, inovação, organizações.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Edição

Seção

Artigo