TECNOLOGIAS DE AUTOATENDIMENTO: SATISFAÇÃO E COMPORTAMENTO FUTURO DO USUÁRIO

Autores

  • Kleber Fossati Figueiredo Instituto Coppead de Administração Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gabriela Goulart dos Santos Instituto Coppead de Administração Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Departamento de Administração Universidaed Federal do Espírito Santo
  • Claudia Affonso Silva Araujo Instituto Coppead de Administração Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n1.p101-118

Palavras-chave:

Tecnologias de autoatendimento. Satisfação do Consumidor. Comportamento do

Resumo

Este estudo teve por objetivo identifi car os aspectos determinantes da satisfação e da insatisfação dos consumidores que utilizam tecnologias de autoatendimento e relacionar a satisfação com o comportamento futuro do consumidor no que diz respeito a reclamações, boca a boca, utilização subsequente do serviço e da atribuição dos resultados das interações. A amostragem foi por conveniência e consistiu de um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação de uma universidade do Rio de Janeiro, e usuários de tecnologias de autoatendimento que experimentaram pelo menos um incidente crítico envolvendo a utilização dessas tecnologias. A análise dos resultados obtidos em 234 questionários considerados válidos indicou relações signifi cativas entre a satisfação/insatisfação dos consumidores que utilizam tecnologias de autoatendimento tanto com a propensão a reclamar como com a atribuição dos resultados das interações. Não foi encontrada relação signifi cativa entre a satisfação/insatisfação e a propensão a fazer boca a boca, mas houve relação signifi cativa entre a satisfação/insatisfação dos consumidores e a natureza do boca a boca (positivo/negativo). Também foi verifi cado que clientes satisfeitos têm maior tendência a utilizar novamente o serviço.

Biografia do Autor

Kleber Fossati Figueiredo, Instituto Coppead de Administração Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Instituto Coppead de Administração/UFRJ

Gabriela Goulart dos Santos, Instituto Coppead de Administração Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto Coppead de Administração Universidade Federal do Rio de Janeiro

Teresa Cristina Janes Carneiro, Departamento de Administração Universidaed Federal do Espírito Santo

Prof. do Departamento de Administração / (CCJE) Universidaed Federal do Espírito Santo

Claudia Affonso Silva Araujo, Instituto Coppead de Administração Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Instituto Coppead de Administração/UFRJ

Downloads

Publicado

2012-05-16

Edição

Seção

Artigo