O DILEMA DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO TABACO NO VALE DO RIO PARDO

Autores

  • Douglas Wegner Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Rejane Maria Alievi Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Clara Isabel Koetz Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Derli Luís Angnes Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v21n1.p181-201

Palavras-chave:

Caso de ensino. Arranjos Produtivos Locais. Tabaco.

Resumo

O processo de desenvolvimento local, assim como os benefícios proporcionados pela formação de arranjos produtivos locais (APLs), são temas recorrentes nas discussões sobre gestão pública e gestão da produção. A formação de um APL especializado e competitivo contribui para a geração de renda e empregos e, do ponto de vista empresarial, a localização em uma região especializada favorece a geração de inovações e a competitividade das empresas. Este caso de ensino apresenta o dilema do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, maior polo de produção e industrialização de tabaco do mundo. Por um lado, a região teve um desenvolvimento significativo ao longo de décadas decorrente da cadeia produtiva do tabaco; por outro, ela enfrenta problemas advindos da dependência excessiva de um produto, situação que estimula acirrados debates. Após a análise da situação na perspectiva de diferentes stakeholders, os alunos são convidados a discutir as vantagens e desvantagens dos APLs sob o ponto de vista de desenvolvimento regional, bem como a se colocar no papel dos gestores públicos, propondo estratégias que tornem a economia local mais equilibrada e menos dependente de um único produto. O caso é finalizado com notas de ensino e sugestões de aplicação em aula.

Biografia do Autor

Douglas Wegner, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutor em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Rejane Maria Alievi, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Clara Isabel Koetz, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Docteur en Sciences de Gestion, Université de Rennes 1. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Derli Luís Angnes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestrando em Administração, Universidade de Santa Cruz do Sul

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Caso para Ensino