UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA A PESQUISA DO CONSUMIDOR: ADOÇÃO DA CONSUMER CULTURE THEORY (CCT) NO BRASIL

Autores

  • Ildembergue Leite de Souza UFPE
  • Brunno Fernandes da Silva Gaião UFPE
  • Joana dos Santos Silva UFPE
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n3.p383-399

Palavras-chave:

Consumer Culture Theory (CCT). Produção acadêmica brasileira em marketing. Desk research.

Resumo

O campo de Comportamento do Consumidor se baseia numa perspectiva teórica econômico-cognitivista de forte orientação gerencialista, assumindo o indivíduo como uma entidade previsível e passível de influência. A década de 1980 trouxe uma visão alternativa a essa corrente: a Consumer Culture Theory (CCT). Tal perspectiva assume uma orientação epistemológica diferente daquela dominante, baseando-se no interpretativismo e na pesquisa qualitativa, tratando o consumo como fenômeno cultural. A crescente disseminação internacional da CCT motivou a realização deste artigo, que tem por objetivo analisar se a mesma está consolidada no Brasil. Para tanto, realizamos uma desk research, cujo corpus de pesquisa foi baseado em artigos na área de Marketing publicados nos últimos dez anos na Divisão de Marketing do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) e do Encontro de Marketing da ANPAD (EMA). Os resultados encontrados apontam para um crescente desenvolvimento dos estudos e centros de pesquisa ligados à CCT, revelando que tal perspectiva se mostra em processo de estabelecimento no Brasil.

Biografia do Autor

Ildembergue Leite de Souza, UFPE

É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE).

Brunno Fernandes da Silva Gaião, UFPE

É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE).

Joana dos Santos Silva, UFPE

É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE).

André Luiz Maranhão de Souza Leão, UFPE

É doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco e membro do quadro permanente de seu Programa de Pós-Graduação (PROPAD/UFPE) e pesquisador do Lócus de Investigação em Economia Criativa.

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Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

Artigo