Um Framework para a Customização em Massa

Autores

  • Andre Gustavo Carvalho Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Walter Fernando Araújo de Moraes UFPE/FBV

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n3.p295-311

Resumo

O objetivo deste artigo é a proposição de um framework com base na análise das estratégias de customização em massa executadas por empresas brasileiras. Neste sentido, a estratégia de pesquisa adotada foi de estudo de casos múltiplos em quinze empresas. Como resultado, foi desenvolvido um framework, o qual permite identificar quais os principais fatores que devem motivar as empresas a empreender a estratégia de customização em massa em seus negócios; as estratégias de customização em massa adotadas; critérios para seleção dos componentes dos produtos a serem customizados; habilitadores que devem ser enfatizados para a consecução dos objetivos de desempenho da customização em massa; as principais práticas para a execução dos habilitadores selecionados.

Biografia do Autor

Andre Gustavo Carvalho Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professor Adjunto do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB

Walter Fernando Araújo de Moraes, UFPE/FBV

Professor titular (licenciado) do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco; Diretor Acadêmico e professor de graduação e pós-graduação da Faculdade Boa Viagem

Downloads

Publicado

2010-07-13

Edição

Seção

Artigo