QUALIDADE EM SERVIÇOS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Autores

  • José Ribamar Marques de Carvalho Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis - UFCG
  • Francilene Araújo Silva Tomaz Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n2.p091-113

Resumo

A preocupação com a qualidade surgiu em meio ao processo evolutivo estruturado a partir da década de 1960, que alcançou seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade nos processos produtivos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo consiste em investigar quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa/PB, em relação aos serviços oferecidos pelos profissionais contábeis. Trata-se de um estudo de campo, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O procedimento estatístico foi composto pelas técnicas de análise fatorial, sendo os procedimentos realizados por meio do aplicativo estatístico SPSS® versão 8.0, e cujo setor de estudo concentra-se nas empresas do segmento varejista do comércio de materiais de construção. A coleta de informações se deu por meio da aplicação de um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Detectou-se que a maioria dos profissionais da contabilidade não está proporcionando às empresas o seu objetivo principal, que é o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Diante disso, foram encontrados 3 fatores latentes: o Fator 1 relacionado à confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o Fator 2 à competência, atualização e ética profissional; e o Fator 3 aos honorários contábeis e informações elaboradas, demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade.

Biografia do Autor

José Ribamar Marques de Carvalho, Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis - UFCG

Mestre em Ciências Contábeis pela UnB/UFPB/UFPE/UFRN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da UFCG. Professor Assistente da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. Coordenador Administrativo da UACC.

Francilene Araújo Silva Tomaz, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Ciências Contábeis na Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande

Downloads

Publicado

2010-04-30

Edição

Seção

Artigo