A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE GERÊNCIA DE PROJETOS E GESTÃO DE CONHECIMENTO PARA ESTIMULAR O SUCESSO EM PROJETOS DE INOVAÇÃO

Autores

  • ANTONIO RICARDO MENDROT Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • EDSON APARECIDA DE ARAUJO QUERIDO OLIVEIRA Universidade de Taubaté
  • MARCELA BARBOSA DE MORAES Universidade de Taubaté
  • RITA DE CÁSSIA RIGOTTI VILELA MONTEIRO Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v24n4(Out/Dez).p495-512

Palavras-chave:

Gestão. Desenvolvimento. Inovação. Gerenciamento de Projetos. Gestão do Conhecimento.

Resumo

A fim de manter a competitividade no mercado por meio de renovações em suas estratégias e carteira de produtos/serviços, as empresas investem cada vez mais na inovação. Essa pode ser compreendida como a criação de valor sustentável por meio de uma mudança de paradigma organizacional. Este trabalho tem como objetivo apresentar um ensaio teórico acerca das ferramentas de gerenciamento de projetos como fator de estímulo para o sucesso dos resultados em processos de inovação radical e/ou incremental. Objetiva-se também abordar a gestão de conhecimento como uma técnica de fomento à identificação e à idealização de produtos/serviços/processos e resultados inovadores, bem como se dá esse processo. Com esse fim, o estudo se utilizou de revisão bibliográfica para conceituar as características da inovação organizacional, bem como gestão de conhecimento e gerência de projetos. Sobre os mesmos, fez-se um comparativo entre as etapas de criação de produtos inovadores e a estrutura de criação de valor por projetos, que incorpora todas as suas fases desde a concepção estratégica até o retorno dos benefícios por ele gerados. Alocou-se também a posição estratégica dos principais roles (funções) de projetos de inovação. Na sequência, identificou-se em qual etapa de uma estratégia de inovação se dá início o ciclo de vida do projeto que resultará na mesma e, por fim, discutiu-se a importância da gestão de conhecimento como ferramenta de gestão que estimula o processo de identificação de oportunidades estratégicas e na idealização de novos projetos de características inovadoras. Como resultado, foi possível identificar que a utilização de técnicas e ferramentas de gestão de projetos são adequadas para o desenvolvimento de inovações radicais e incrementais, bem como confirmar a gestão de conhecimento como ferramenta de que estimula o processo de identificação de oportunidades estratégicas e na ideação de novos projetos com características inovadoras.

Biografia do Autor

ANTONIO RICARDO MENDROT, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional

EDSON APARECIDA DE ARAUJO QUERIDO OLIVEIRA, Universidade de Taubaté

Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional e Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional)

MARCELA BARBOSA DE MORAES, Universidade de Taubaté

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Taubaté (UNITAU)

RITA DE CÁSSIA RIGOTTI VILELA MONTEIRO, Universidade de Taubaté

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração

Downloads

Publicado

2018-06-07

Edição

Seção

Artigo