“MÁQUINAS DE ENSINAR ?”: UM ESTUDO COMPARATIVO DO CONTROLE SIMBÓLICO DO TEMPO COM DOCENTES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM DUAS IES DE BELO HORIZONTE – MG
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v14n3.p385-404Resumo
O objetivo deste artigo teórico-empírico é apontar elementos que possibilitem evidenciar e comparar o controle simbólico do tempo em Instituições de Ensino Superior (IES) sob a ótica de docentes de cursos de administração em Belo Horizonte (MG), com vistas a compreender as causas e conseqüências desse fenômeno sobre os indivíduos envolvidos. Entende-se que a discussão sobre o tempo como símbolo organizacional é algo que é pouco tratado nos estudos organizacionais, desta forma foi realizada uma revisão teórica como tentativa de elucidar discussões sobre o objeto de estudo. Como procedimentos metodológicos, utilizaram-se o método de estudo de caso comparativo, entrevistas e observações, e a análise de conteúdo. Em sua conclusão, foram apresentadas questões envolvendo poder, identidade, dominação ideológica e controle organizacional.Downloads
Publicado
2008-07-31
Edição
Seção
Artigo