MÓDULOS AUTOINSTRUCIONAIS SOBRE COVID-19 NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
CONTRIBUIÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.14210/rbts.v9n2.p57-68Palavras-chave:
Educação a Distância, Coronavírus, Tecnologia da Informação, Profissional de SaúdeResumo
A contribuição dos módulos COVID-19 disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema único de Saúde (AVASUS), para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de COVID-19, pode ser compreendida a partir da avaliação dos módulos autoinstrucionais mais buscados e o avanço dos conteúdos apresentados. O estudo irá responder a seguinte questão: Qual a contribuição dos módulos COVID-19 do AVASUS para profisssionais no enfrentamento da pandemia? Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido na plataforma AVASUS. Foi aplicado um questionário dividido, dados foram tabulados em planilhas e apresentados em tabelas. Como resultados, foram analisados 21 módulos sobre COVID-19 voltados para profissionais de saúde disponíveis no AVASUS, lançados nessa plataforma desde 11/03/2020 até 18/01/2021,do primeiro ao último módulo disponibilizado.Sobre a caracterização do curso, foram apresentados em tabela:Título do módulo; carga horária do curso; data de disponibilização no AVASUS; número de alunos matriculados; número de avaliações. Foram analisadas as contribuições para o processo ensino/aprendizagem a partir do eixo temático e recursos do módulo. O estudo concluiu que o ensino à distância foi fundamental para a capacitação de profissionais no enfrentamento da pandemia e que a velocidade de lançamento de módulos diminuiu o número de recursos de mídia utilizados, apesar da variedade de temáticas.
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