MÓDULOS AUTOINSTRUCIONAIS SOBRE COVID-19 NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:

CONTRIBUIÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v9n2.p57-68

Palavras-chave:

Educação a Distância, Coronavírus, Tecnologia da Informação, Profissional de Saúde

Resumo

A contribuição dos módulos COVID-19 disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema único de Saúde (AVASUS), para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de COVID-19, pode ser compreendida a partir da avaliação dos módulos autoinstrucionais mais buscados e o avanço dos conteúdos apresentados. O estudo irá responder a seguinte questão: Qual a contribuição dos módulos COVID-19 do AVASUS para profisssionais no enfrentamento da pandemia? Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido   na plataforma AVASUS. Foi aplicado um questionário dividido, dados foram tabulados em planilhas e apresentados em tabelas. Como resultados, foram analisados 21 módulos sobre COVID-19 voltados para profissionais de saúde disponíveis no AVASUS, lançados nessa plataforma desde 11/03/2020 até 18/01/2021,do primeiro ao último módulo disponibilizado.Sobre a caracterização do curso, foram apresentados em tabela:Título do módulo; carga horária do curso; data de disponibilização no AVASUS; número de alunos matriculados; número de avaliações. Foram analisadas as contribuições para o processo ensino/aprendizagem a partir do eixo temático e recursos do módulo. O estudo concluiu que o ensino à distância foi fundamental para a capacitação de profissionais no enfrentamento da pandemia e que a velocidade de lançamento de módulos diminuiu o número de recursos de mídia utilizados, apesar da variedade de temáticas.

Biografia do Autor

Cecília Nogueira Valença, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em enfermagem pelo programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF/UFRN), 2013. Coordenadora do programa de pós-graduação em saúde coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA). Professora adjunta do curso de graduação em enfermagem da FACISA. Professora do PGENF/UFRN. Coordena o grupo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva da FACISA/UFRN. Membro do grupo de pesquisa "Caleidoscópio da Educação em Enfermagem" do Departamento de Enfermagem/UFRN.

Julyenne Dayse de Oliveira Ferreira, Hospital Universitário Ana Bezerra

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGSACOL) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Técnica de enfermagem do Hospital Universitário Ana Bezerra em Santa Cruz/RN.

Osvaldo de Goes Bay Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Professor doutor do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGSACOL) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Santa Cruz/RN.

José Adailton da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Professor doutor do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família do Nordeste (RENASF). Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal/RN.

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Publicado

2023-07-24