MÍDIAS E TECNOLOGIAS: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA CURSOS A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14210/rbts.v6n2.p131-142Palavras-chave:
Mídia e tecnologias. Planejamento e Seleção. Categorias AvaliativasResumo
Este artigo discute a problemática da seleção de mídias e tecnologias para
uso em situação de ensino-aprendizagem. Nesta direção, buscou na literatura autores que abordaram o tema e selecionou, em cada um deles, categorias avaliativas capazes de oferecer suporte ao planejamento do uso dessas tecnologias. Tais categorias foram desmembradas em indicadores e destes foi gerado um roteiro de perguntas a ser usado no momento da escolha das mídias e das tecnologias. O roteiro é sugestivo, podendo ser ampliado, refinado, ou apenas servir de suporte à construção de outras perguntas. O artigo, no entanto, teve, fundamentalmente, a intenção de chamar a atenção para a complexidade desta tarefa. A escolha de mídias e tecnologias não pode ficar atrelada, somente, ao bom senso de quem as escolhe.
Referências
FILATRO, Andréa. Design instrucional na prática. São Paulo: Editora Pearson Education do Brasil, 2ª reimpressão, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. Coleção Papirus Educação.
KENSKI, Vani Moreira. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. Em E-Curriculum, 1 (1), São Paulo, dez.-jul. de 2005-2006. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/ article/view/3099/2042>. Acesso em: 19 set. 2018.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MOORE, Michael G; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
SILVA, Robson Santos Da. Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital. São Paulo: Editora Novatec, 2013.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de Programas: concepções e práticas. São Paulo: Gente, 2004.