POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO CONCEITO GRAMSCIANO DE INTELECTUAL ORGÂNICO

Autores

  • Hildegard Susana Jung Centro Universitário La Salle - Unilasalle, Canoas, RS
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Unoesc / Joaçaba / SC / Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p729-743

Palavras-chave:

Políticas de formação inicial, Formação e Trabalho docente, Intelectual orgânico

Resumo

Este artigo sobre as políticas de formação e a profissão docente traz uma revisão da literatura a respeito do tema, com destaque para as exigências que se impõem a estes profissionais na prática pedagógica escolar contemporânea. De cunho teórico, o objetivo é levantar um debate sobre as exigências que a contemporaneidade demanda do docente e sobre a necessidade de formação e de profissionalização da sua prática. A tarefa de formar professores para atuar na escola da sociedade do século XXI tem se mostrado complexa, mas o legado da teoria gramsciana contribui para que coloquemos estes valores em xeque, especialmente quando estudamos os conceitos de intelectual orgânico. Com este debate espera-se que as políticas de formação sejam analisadas, não somente visando a teoria que o Estado dissemina sobre, mas sim, em uma perspectiva histórico-crítica, mostrando as contradições vigentes em uma tentativa de resgatar a identidade do professorado e sua profissionalidade, melhorando assim a qualidade da educação, para além do mercado. 

Biografia do Autor

Hildegard Susana Jung, Centro Universitário La Salle - Unilasalle, Canoas, RS

Atualmente é doutoranda em Educação no Centro Universitário La Salle - Campus Canoas, bolsista Prosup/Capes. Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, e Coordenação de escolas de Idiomas. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação – GPE/URI/FW e do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, é revisora textual de Português e Espanhol da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior) desde seu primeiro número, lançado em agosto de 2015. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores). Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV.

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Unoesc / Joaçaba / SC / Brasil

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo. Pesquisadora Colaboradora do PPGEd da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - do Rio Grande do Sul, campus de Frederico Westphalen, na função de Coordenadora de Produção Cientifica. Diretora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES sediada na UNOESC que tem parceria com o GIEPES da UNICAMP. Coordenadora Adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES - UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. vinculado ao GIEPES UNICAMP. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeros livros na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periodicos cientificos nacional e internacionais . Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas educacionais. Gestão escolar. História das instituições escolares no/do Brasil. Políticas públicas de formação e profissionalização docente.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Edição

Seção

Artigos