Edições anteriores
-
Dossiê temático sobre: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DOS CORPOS
v. 22 n. 1 (2022)O exponencial crescimento dos usos das tecnologias nas últimas décadas fazem concebê-las como organizadoras dos modos de vida. Frente as mais variadas demandas e possibilidades tecnológicas contemporâneas, novas condições sugerem um crescente entrelaçamento das subjetividades e da política com tecnologias que permite indagar emergências de novas ontologias. Como pesquisadores do campo da Educação podemos refletir sobre múltiplas maneiras em que a modernidade e a pós-modernidade agenciaram práticas para atribuir sentidos aos usos políticos dos corpos via saberes tecnológicos, nas mais variadas articulações e produções com objetos e temas distintos. Nesse escopo, o campo da Educação não é apenas operado nessas mudanças como é, também, um forte operador, se constituindo como um lócus de e para problematizações sobre essa temática, tanto na educação formal como por aquelas compreensões de educação enquanto práticas culturais mais amplas, que indicam e sugerem modos de ser e estar no mundo, de sermos sujeitos conectados.
O dossiê aqui proposto versa justamente sobre essas relações e propõem problematizar perspectivas, temas e objetos que estabeleçam relações entre educação, corpo e tecnologias, tais como: a guinada genética do corpo via saberes biotecnológicos; o hiper-realismo e os simulacros do real; as metáforas do ciborgue, corpo-máquina e pós-humano; as práticas biopolíticas de produção, controle e regulação de sujeitos, coletivos e normalidades; a construção de corpos em mercados de arquétipos de realização de desejos; os usos do corpo na era digital, entre outros. Tais articulações podem ser indagadas em direções que questionem quais são e como operam formas de agenciamento, governo e produção de subjetividades que atravessam corpos via tecnologias, em diferentes objetos temáticos. O convite para este dossiê propõe explorar e expandir essas e outras potentes relações articuladas a educação e tecnologias dos corpos.
-
DOSSIÊ: ARTES DO CORPO E EDUCAÇÃO
v. 20 n. 2 (2020)Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves (Universidade Federal do Paraná - UFPR)
Prof. Dr. Tiago Porteiro (Universidade do Minho – Portugal)
Prof. Dra. Àngela Chaverra Brand (Universidade de Antioquia - Colômbia)
-
EDIÇÃO ESPECIAL
2019DOSSIÊ “O DIREITO À EDUCAÇÃO EM SUSPENSÃO: IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA”. -
v. 14 n. 3 (2014)
Setembro - Dezembro 2014
ISSN: 1984-7114
-
v. 14 n. 2 (2014)
Maio - Agosto 2014
ISSN: 1984-7114
-
v. 14 n. 1 (2014)
Janeiro - Abril 2014
ISSN: 1984-7114