Edições anteriores

  • v. 23 n. 1 (2023)

    Demanda Contínua

  • Demanda Contínua
    v. 22 n. 2 (2022)

  • Dossiê temático sobre: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DOS CORPOS
    v. 22 n. 1 (2022)

    O exponencial crescimento dos usos das tecnologias nas últimas décadas fazem concebê-las como organizadoras dos modos de vida. Frente as mais variadas demandas e possibilidades tecnológicas contemporâneas, novas condições sugerem um crescente entrelaçamento das subjetividades e da política com tecnologias que permite indagar emergências de novas ontologias. Como pesquisadores do campo da Educação podemos refletir sobre múltiplas maneiras em que a modernidade e a pós-modernidade agenciaram práticas para atribuir sentidos aos usos políticos dos corpos via saberes tecnológicos, nas mais variadas articulações e produções com objetos e temas distintos. Nesse escopo, o campo da Educação não é apenas operado nessas mudanças como é, também, um forte operador, se constituindo como um lócus de e para problematizações sobre essa temática, tanto na educação formal como por aquelas compreensões de educação enquanto práticas culturais mais amplas, que indicam e sugerem modos de ser e estar no mundo, de sermos sujeitos conectados.

    O dossiê aqui proposto versa justamente sobre essas relações e propõem problematizar perspectivas, temas e objetos que estabeleçam relações entre educação, corpo e tecnologias, tais como: a guinada genética do corpo via saberes biotecnológicos; o hiper-realismo e os simulacros do real; as metáforas do ciborgue, corpo-máquina e pós-humano; as práticas biopolíticas de produção, controle e regulação de sujeitos, coletivos e normalidades; a construção de corpos em mercados de arquétipos de realização de desejos; os usos do corpo na era digital, entre outros. Tais articulações podem ser indagadas em direções que questionem quais são e como operam formas de agenciamento, governo e produção de subjetividades que atravessam corpos via tecnologias, em diferentes objetos temáticos. O convite para este dossiê propõe explorar e expandir essas e outras potentes relações articuladas a educação e tecnologias dos corpos.

  • Demanda contínua
    v. 21 n. 1 (2021)

     

     

  • DOSSIÊ: ARTES DO CORPO E EDUCAÇÃO
    v. 20 n. 2 (2020)

    Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves (Universidade Federal do Paraná - UFPR)

    Prof. Dr. Tiago Porteiro (Universidade do Minho – Portugal)

    Prof. Dra. Àngela Chaverra Brand (Universidade de Antioquia - Colômbia)

  • CONTRAPONTOS
    v. 20 n. 1 (2020)

    Janeiro - Dezembro de 2020

    ISSN: 1984-7114 

  • EDIÇÃO ESPECIAL
    2019

    DOSSIÊ “O DIREITO À EDUCAÇÃO EM SUSPENSÃO: IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA”. 
  • CONTRAPONTOS
    v. 19 n. 1 (2019)

    Janeiro - Dezembro de 2019

    ISSN: 1984-7114 

  • CONTRAPONTOS
    v. 18 n. 4 (2018)

    Outubro - Dezembro 2018

    ISSN: 1984-7114 

  • CONTRAPONTOS
    v. 18 n. 3 (2018)

    Julho - Setembro 2018

    ISSN: 1984-7114 

  • CONTRAPONTOS
    v. 18 n. 2 (2018)

    Abril - Junho 2018

    ISSN: 1984-7114 

  • CONTRAPONTOS
    v. 18 n. 1 (2018)

    Janeiro - Março 2018

    ISSN: 1984-7114 

  • CONTRAPONTOS
    v. 17 n. 4 (2017)

    Outubro - Dezembro 2017

     ISSN: 1984-7114

  • v. 17 n. 3 (2017)

    Julho - Setembro 2017

    ISSN: 1984-7114

  • v. 17 n. 2 (2017)

    Abril - Junho 2017

    ISSN: 1984-7114

  • v. 17 n. 1 (2017)

    Janeiro - Março 2017

    ISSN: 1984-7114

  • v. 16 n. 3 (2016)

    Setembro - Dezembro 2016

    ISSN: 1984-7114

  • v. 16 n. 2 (2016)

    Maio - Agosto 2016

    ISSN: 1984-7114

  • v. 16 n. 1 (2016)

    Janeiro - Abril 2016

    ISSN: 1984-7114

  • v. 15 n. 3 (2015)

    Setembro - Dezembro 2015

    ISSN: 1984-7114

  • v. 15 n. 2 (2015)

    Maio - Agosto 2015

    ISSN: 1984-7114

  • v. 15 n. 1 (2015)

    Janeiro - Abril 2015

    ISSN: 1984-7114

  • v. 14 n. 3 (2014)

    Setembro - Dezembro 2014

    ISSN: 1984-7114

  • v. 14 n. 2 (2014)

    Maio - Agosto 2014

    ISSN: 1984-7114

  • v. 14 n. 1 (2014)

    Janeiro - Abril 2014

    ISSN: 1984-7114

1-25 de 64