JUVENTUDE(S) E ENSINO MÉDIO: DA INCLUSÃO ESCOLAR EXCLUDENTE AOS JOVENS CONSIDERADOS NEM-NEM

Autores

  • Márcio Luiz Bernardim UNICENTRO
  • Monica Ribeiro da Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p688-704

Palavras-chave:

Juventude e Ensino Médio, Juventude, escola e trabalho, Jovens nem-nem

Resumo

Neste estudo discorremos sobre as tensões que marcam a(s) juventude(s) no século 21 e suas interrelações com o processo educativo escolar. Retomamos as principais correntes teóricas que versam sobre o conceito de juventude, analisando as limitações das abordagens que a consideram como um sujeito idealizado e destituído de materialidade histórica. Ao demonstrar a amplitude e demarcar a compreensão da categoria juventude, discutimos as condições e expectativas acerca do Ensino Médio a partir dos dados primários coligidos, concluindo com a análise das relações entre escola e trabalho e das dificuldades enfrentadas pelos jovens diante do universo escolar. Tanto a pluralidade que caracteriza a condição juvenil quanto as formas de manifestação da subjetividade dimensionam o desafio que é compreender hoje a(s) juventude(s) em sua dinâmica relação com a escola.

 

 

Biografia do Autor

Márcio Luiz Bernardim, UNICENTRO

Doutorado em Educação pela UFPR, Professor efetivo da Unicentro, pesquisas sobre os seguintes temas: educação e trabalho, ensino médio e educação profissional, gestão de pessoas. 

Monica Ribeiro da Silva, UFPR

DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA PUC-SP; PROFESSORA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

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Publicado

2017-12-13

Edição

Seção

Artigos