LITERACINESE OU DA ESCRITA [LITERÁRIA] COM IMAGENS... EM MOVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p115-128Palavras-chave:
Ensino de literatura, Cinema, EscolaResumo
Este trabalho visou realizar um estudo sobre a relação entre literatura e cinema na educação. Tratou especificamente da produção de textos audiovisuais adaptados de textos literários com alunos da terceira série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Araguatins, no ano de 2014. O objetivo principal desta investigação foi analisar as relações entre literatura e cinema no que concerne ao ensino de Literatura no Ensino Médio, propondo uma forma diferenciada de articular Literatura e Cinema, Educação e Cinema na escola. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. A coleta de dados foi executada por meio da pesquisa-ação e diálogo organizado com os alunos, que pretendeu discutir a percepção do aluno litecineasta, em relação ao cinema e aos seus limites e potencialidades para o ensino da Literatura. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Walter Benjamin (1994), Robert Stam (2006) e Adriana Fresquet (2013).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.