LITERACINESE OU DA ESCRITA [LITERÁRIA] COM IMAGENS... EM MOVIMENTO

Autores

  • Marcelo de Andrade Pereira
  • Eliana Kiara Viana Lima IFMA - Instituto de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Imperatriz - Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p115-128

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Cinema, Escola

Resumo

Este trabalho visou realizar um estudo sobre a relação entre literatura e cinema na educação. Tratou especificamente da produção de textos audiovisuais adaptados de textos literários com alunos da terceira série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Araguatins, no ano de 2014. O objetivo principal desta investigação foi analisar as relações entre literatura e cinema no que concerne ao ensino de Literatura no Ensino Médio, propondo uma forma diferenciada de articular Literatura e Cinema, Educação e Cinema na escola. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. A coleta de dados foi executada por meio da pesquisa-ação e diálogo organizado com os alunos, que pretendeu discutir a percepção do aluno litecineasta, em relação ao cinema e aos seus limites e potencialidades para o ensino da Literatura. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Walter Benjamin (1994), Robert Stam (2006) e Adriana Fresquet (2013).

Biografia do Autor

Marcelo de Andrade Pereira

Professor do Departamento de Fundamentos da Educaçao - UFSM; Professor do Programa de Pos Graduaçao em Educacao, UFSM. Coordenador do FLOEMA - nucleo de estudos em estetica e educacao; membro do GETEPE, UFRGS - Grupo de estudos em educaçao, teatro e performance

Eliana Kiara Viana Lima, IFMA - Instituto de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Imperatriz - Maranhão

Professora do IFMA; membro do FLOEMA - Núcleo de estudos em estética e educação, UFSM

Downloads

Publicado

2018-04-05

Edição

Seção

Artigos