LETRAMENTO CRIATIVO: UM PANORAMA HISTÓRICO DA UTILIZAÇÃO DE ABORDAGENS PROVENIENTES DA ÁREA DE DESIGN NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p55-67

Palavras-chave:

Design, Educação, Educação pelo Design

Resumo

O tema central do presente artigo versa sobre o desenvolvimento da capacidade criativa no âmbito da educação por meio do Design. Tem por objetivo apresentar um panorama histórico da utilização de abordagens provenientes da área de Design em Educação. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, tipo descritivo, com revisão de literatura e os resultados se mostraram satisfatórios ao ponto que foi possível estabelecer um cenário global acerca das principais iniciativas encontradas, tanto na literatura quanto na rede mundial de computadores. Para melhor compreender a contribuição da educação em Design, por meio do conceito de Letramento Criativo, foi necessário entender as principais correntes relacionadas ao Design e à Educação a partir de uma revisão de literatura fundamentada em ambas as áreas. Os resultados registram o Design enquanto terceira área do conhecimento, ou seja, uma linha de raciocínio baseada em uma visão de aprendizagem humana, que sugere que há mais do que as duas polaridades (humanidades e ciências) que estão expressas na noção das culturas. Tal atividade é descrita por Archer (1974) como uma terceira área denominada Design. Com relação à Educação, concluiu-se que, de uma forma geral, as escolas são orientadas para a resposta e não para a pergunta e atuam predominantemente na reprodução e não na reflexão.

Biografia do Autor

Daniel Quintana Sperb, Universidade La Salle

Doutor em Engenharia de Produção pelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Diretor de Graduação da Universidade La Salle.

Jose Luis Duarte Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor de Graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção da UFRGS.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Doutorado em Educação pela PUCRS. Pós-doutoramento pela Universidade do Algarve. Professor do PPG em Educação da Universidade La Salle de Canoas

Downloads

Publicado

2018-04-05

Edição

Seção

Artigos