A GESTÃO EDUCACIONAL NAS FORMULAÇÕES DE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO GOVERNO LULA

Autores

  • Andréia Vicência Vitor Alves Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p29-44

Palavras-chave:

Educação básica, Gestão educacional, Política educacional, Governo Lula

Resumo

Este estudo busca compreender a gestão na política educacional brasileira para a educação básica no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (Governo Lula), por meio de pesquisa documental e teórico-bibliográfica. Inicia abordando o Governo Lula e suas principais iniciativas para a educação básica e logo após apresenta suas ações voltadas para gestão da educação básica, concluindo que o Governo Lula apresenta iniciativas com mecanismos de gestão democrática da educação, tendo em vista uma formação para a cidadania, a participação dos cidadãos nas discussões, tomadas de decisões e materialização das ações de acordo com os seus anseios, mas também possui ações com mecanismos de gestão gerencial, que visam a um planejamento estratégico, eficaz, que possibilita a participação da comunidade escolar apenas na execução das tarefas previamente pensadas pela União e tem como fim a busca de desempenho e resultados na educação escolar, sendo estas as ações que possuem ênfase no Governo Lula. Na esfera normativa, a gestão democrática ainda é estabelecida como a concepção de gestão que deve vigorar na educação brasileira, entretanto vem ocorrendo a incorporação da gestão gerencial nas principais iniciativas da União nesse Governo.

Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Pedagogia, especíalista em formação docente e mestre em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), doutora em em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É professora adjunta da Faculdade de Educação da UFGD, atuando na graduação como professora e coordenadora do curso de Pedagogia, e na pós-graduação como professora do mestrado em educação

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Publicado

2018-04-05

Edição

Seção

Artigos