PERFIL DISCENTE NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS E EM QUÍMICA NA UECE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p177-195

Palavras-chave:

Perfil discente, Licenciatura em Química, Formação de professores.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e analisar informações sobre o perfil dos ingressantes e concludentes nos cursos de licenciatura curta em Ciências e licenciatura plena em Química na Universidade Estadual do Ceará (UECE), desde seu surgimento em 1976 até 2018. Utiliza o estudo de caso do tipo único e integrado, tendo sido analisados dados quantitativos referentes aos seis campi da UECE que ofertam os respectivos cursos. A trajetória estudantil foi mapeada pelo trabalho com tais dados, contidos em planilha de Excel fornecida pelo Departamento de Informática da instituição, na qual foi aplicada uso de filtros e análise por meio de estatística descritiva. Os resultados encontrados evidenciam que estes cursos sofrem com percalços que atingem a área de Ciências e Matemática em relação à dificuldade de formar professores. Há evidências de altos percentuais de abandono, que superam os percentuais de formados, tanto no período de oferta da licenciatura curta, quanto no período subsequente. Registra-se, no entanto, uma modificação no perfil de procura pela formação inicial, quando o percentual de mulheres se sobrepõe ao de homens no curso atual. Observa-se também modificações na cartografia da oferta, com o aumento da interiorização após a plenificação da licenciatura.

Biografia do Autor

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação pela UECE. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professor Assistente da UECE, lotado no Curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da UECE e pesquisadora da área de Política e Gestão Educacional.

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Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos