METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO JURÍDICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p169-189

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Estratégias didáticas, Metodologias ativas, Práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as metodologias ativas que podem ser utilizadas como estratégias didáticas no ensino jurídico, ressignifi cando o ensino tradicional, a partir do protagonismo do aluno e do papel mediador que o professor pode assumir. Foi utilizada pesquisa documental e bibliográfi ca, acerca da temática, com o objetivo de identifi car as contribuições que as metodologias ativas podem desenvolver nos estudantes de Direito. Os resultados mostram que as metodologias ativas podem alterar, de forma signifi cativa, o ensino jurídico, para criar ambientes críticos e refl exivos que permitam, tanto a estudantes, quanto a professores dinamizarem o processo de ensino e aprendizagem durante a formação jurídica, contribuindo, também, com mudanças na realidade em que vivem.

Biografia do Autor

Douglas Vieira de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOUTORANDO E MESTRE EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. ESPECIALISTA EM GESTÃO EDUCACIONAL E LICENCIADO EM PEDAGOGIA PELA UNINASSAU E BACHAREL EM DIREITO PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MACEIÓ (FAMA). ATUALMENTE ESTÁ COORDENADOR GERAL E PROFESSOR NA FACULDADE FAMA.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012)

Downloads

Publicado

2022-05-22