METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO JURÍDICO
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p169-189Palavras-chave:
Ensino jurídico, Estratégias didáticas, Metodologias ativas, Práticas pedagógicas.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as metodologias ativas que podem ser utilizadas como estratégias didáticas no ensino jurídico, ressignifi cando o ensino tradicional, a partir do protagonismo do aluno e do papel mediador que o professor pode assumir. Foi utilizada pesquisa documental e bibliográfi ca, acerca da temática, com o objetivo de identifi car as contribuições que as metodologias ativas podem desenvolver nos estudantes de Direito. Os resultados mostram que as metodologias ativas podem alterar, de forma signifi cativa, o ensino jurídico, para criar ambientes críticos e refl exivos que permitam, tanto a estudantes, quanto a professores dinamizarem o processo de ensino e aprendizagem durante a formação jurídica, contribuindo, também, com mudanças na realidade em que vivem.
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