CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MIDIÁTICOS: POSSIBILIDADES E LIMITES

Autores

  • Marcia Reami Pechula UNESP
  • Lucimara Del Pozzo UNICAMP
  • Carlos Henrique Bocanegra UNESP

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Naturais, educação e mídia.

Resumo

Os especialistas da área de ensino de Ciências Naturais têm avaliado criticamente o uso dos livros didáticos, apontando os seus problemas e limites. Em contrapartida, há uma ampla defesa quanto ao uso de materiais oriundos de outros veículos, tais como as mídias de divulgação científica, museus e feiras de ciências. Considerando esses aspectos, este trabalho divide-se em três etapas. Primeiramente, é feita uma breve apresentação abordando as discussões teóricas elaboradas pelos especialistas da área do ensino de Ciências relativamente à função do conhecimento científico na educação. Na segunda etapa analisa-se a função dos livros didáticos para o ensino de Ciências Naturais e, na terceira etapa, são levantados aspectos relevantes a respeito da divulgação científica.

Biografia do Autor

Lucimara Del Pozzo, UNICAMP

Faculdade de Educação.

Downloads

Publicado

2012-06-25

Edição

Seção

Artigos