Formação em Grupos na Perspectiva de Desenvolvimento Profissional: Professores Experientes e Iniciantes de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n1.p24-32Palavras-chave:
Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Grupos colaborativosResumo
O artigo tem como objetivos descrever e analisar práticas e/ou dinâmicas desenvolvidas no processo de formação contínua de professores de matemática em grupos na perspectiva de desenvolvimento profissional e identificar as características dos professores experientes e iniciantes nesse processo. Os aspectos teóricos que embasam a problemática do estudo abordam, de um lado, aprendizagens docentes e, de outro, o processo de desenvolvimento profissional docente. Os grupos e os sujeitos foram identificados através de questionário inicial. Para aprofundar a pesquisa, tendo por base uma abordagem qualitativa e interpretativa, foram utilizados: entrevistas, observações de aulas e de reuniões dos grupos, registros virtuais e publicações dos grupos e dos iniciantes. Para a análise foi utilizada a técnica de triangulação dos dados cruzando-se os dados entre si e, posteriormente, com a literatura. Os resultados apontam que os professores participam de forma distinta e dão contribuições específicas dentro dos grupos em relação à fase da carreira em que se encontram. Os professores iniciantes, normalmente periféricos aos grupos, desempenham um papel importante para novos olhares e para a manutenção das práticas internas.Downloads
Publicado
2013-03-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.