FORMAÇÃO ESTÉTICA DE EDUCADORES: DIÁLOGOS ENTRE OS FAZERES DA ARTE E DA EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA

Autores

  • Simone Cristiane Silveira Cintra
  • Eliane Dias Santana Debus UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p290-298

Palavras-chave:

Formação Estética de Educadores, Literatura para a infância, Teatro.

Resumo

Neste artigo apresentamos e trazemos à discussão aspectos de uma ação formativa desenvolvida com o Grupo de Estudos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da UFSC (GEPET). Esta ação integra uma pesquisa de pós-doutorado, por meio da qual temos investigado e refletido sobre a formação artístico-cultural do educador da infância. Nossa reflexão se dá a partir de atividades corporais; lúdicas; teatrais; de fruição e criação artística, vivenciadas pelas estudantes junto à narrativa Plic, Plic: um barulho da chuva, de Liliana Iacocca e está fundamentada por estudos sobre linguagem teatral; literatura para a infância e interfaces entre a arte e a formação de educadores. Como resultados desse processo investigativo, procuramos indicar e discutir as implicações que o brincar e o encenar – junto a narrativas literárias produzidas para a infância – podem trazer ao processo de formação de educadores da infância, em especial, às formas como esses podem vir a desenvolver sua dimensão estética em diálogo com seus modos de compreender, construir e vivenciar práticas educativas com as crianças.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Edição

Seção

Artigos