FORMAÇÃO ESTÉTICA DE EDUCADORES: DIÁLOGOS ENTRE OS FAZERES DA ARTE E DA EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p290-298Palavras-chave:
Formação Estética de Educadores, Literatura para a infância, Teatro.Resumo
Neste artigo apresentamos e trazemos à discussão aspectos de uma ação formativa desenvolvida com o Grupo de Estudos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da UFSC (GEPET). Esta ação integra uma pesquisa de pós-doutorado, por meio da qual temos investigado e refletido sobre a formação artístico-cultural do educador da infância. Nossa reflexão se dá a partir de atividades corporais; lúdicas; teatrais; de fruição e criação artística, vivenciadas pelas estudantes junto à narrativa Plic, Plic: um barulho da chuva, de Liliana Iacocca e está fundamentada por estudos sobre linguagem teatral; literatura para a infância e interfaces entre a arte e a formação de educadores. Como resultados desse processo investigativo, procuramos indicar e discutir as implicações que o brincar e o encenar – junto a narrativas literárias produzidas para a infância – podem trazer ao processo de formação de educadores da infância, em especial, às formas como esses podem vir a desenvolver sua dimensão estética em diálogo com seus modos de compreender, construir e vivenciar práticas educativas com as crianças.Downloads
Publicado
2012-11-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.