EPISTEMOLOGIA FREUDIANA E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: POSSIBILIDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Ludmila de Vasconcelos Machado Guimaraes CEPEAD/UFMG CEFET-MG
  • Antônio Del Maestro Filho CEPEAD/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n2.p84-93

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Estudos Organizacionais, Psicanálise

Resumo

Este trabalho se propõe a estimular a reflexão sobre as possiblidades da utilização da inter e da transdisciplinaridade, como uma tentativa de agregar ao corpo teórico das ciências sociais aplicadas uma forma mais aprofundada de se aproximar da realidade. A utilização do arcabouço teórico psicanalítico buscará trazer a epistemologia e os conceitos da psicanálise sob a ótica da compreensão do ser humano, como um ser de desejos e pulsões. Esse olhar, encontra espaço neste trabalho e vai além, pois consideramos que a riqueza de um trabalho acadêmico está justamente nos espaços pouco trabalhados ou, talvez convenientemente esquecidos pelas ciências sociais aplicadas. Cientes do desafio e da provocação que este trabalho evoca, resgatamos uma discussão considerada pertinente: o possível lugar da epistemologia freudiana nas pesquisas em estudos organizacionais. Para tanto, procurou-se desenvolver uma análise sobre esta epistemologia, bem como acerca do caráter da pesquisa em psicanálise com o intuito de demonstrar como ela pode ser articulada em nosso campo de estudo.

Biografia do Autor

Ludmila de Vasconcelos Machado Guimaraes, CEPEAD/UFMG CEFET-MG

Doutoranda em Administração pelo CEPEAD/UFMG; é Mestre e graduada também pela mesma instituição. Professora do curso de Administração do CEFET-MG e coordena o Núcleo de Estudos Organizacionais e Psicanálise – NEOP/CEFET-MG.

Antônio Del Maestro Filho, CEPEAD/UFMG

Doutor em Administração pela UFMG. É professor adjunto IV do Departamento de Ciencias Administrativas da Faculdade de Ciencias Econômicas da UFMG. Possui 30 anos de experiência como docente, pesquisador e consultor na área de Administração.

Downloads

Publicado

2013-08-08

Edição

Seção

Artigos