OCORRÊNCIA DE ARTIGOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A ATUAÇÃO COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Munique Massaro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - campus de Marília.
  • Elieuza Aparecida de Lima Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - campus de Marília.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p44-61

Palavras-chave:

Formação de Professores

Resumo

A formação continuada de professores para atuação com crianças com deficiência é um tema presente na literatura, pois é um dos aspectos fundamentais para efetivação da inclusão educacional. Entretanto, encontram-se estudos voltados, em sua maioria, particularmente, para a capacitação de professores do Ensino Fundamental. Com esse panorama, esta pesquisa teve como objetivo identificar a ocorrência de artigos cujo objetivo central é a formação continuada de professores de Educação Infantil para a atuação com crianças com deficiência e qual a metodologia utilizada nos programas de formação continuada dessas pesquisas, no período de 1990 a 2012, nos seguintes periódicos: Educação e Pesquisa (USP), Revista Psicologia Escolar e Educacional, Pro-Posições (Unicamp), Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Educação Especial (UFSM). Após a seleção dos periódicos, foram lidos todos os títulos dos artigos no período considerado. Após a busca pelos artigos, foram lidos os textos completos dos artigos encontrados e analisados de acordo com o objetivo deste artigo. Os resultados indicaram que, no período analisado e com base nos periódicos eleitos para investigação, não há nenhum artigo específico sobre formação continuada para atuação com crianças com deficiência na Educação Infantil. No entanto, foram encontrados artigos que tratam do tema. Esta pesquisa bibliográfica reforça a importância de ampliar as pesquisas acerca do tema para se aprofundar os conhecimentos na área, especialmente aqueles que contribuem para a formação de professores da e para a Educação Infantil.

Biografia do Autor

Munique Massaro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - campus de Marília.

Doutoranda em Educação, linha Educação Especial. Membro do grupo de pesquisa “Deficiências Físicas e Sensoriais”.

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - campus de Marília.

Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília, SP. Membro dos grupos de pesquisa: GP Forme "Formação do Educador", Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural (ambos da Unesp, Marília, SP) e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil (UEM, PR.)

Downloads

Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos