CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO BRASIL

Autores

  • Dynara Martinez Silveira UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
  • Conceição Paludo UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p170-185

Palavras-chave:

Educação Infantil do Campo, Educação do Campo, Movimentos Sociais

Resumo

Este ensaio tem como objetivo contribuir com a historiografia da Educação Infantil do Campo no Brasil. Para tanto, retomou-se a constituição da Educação Infantil até a sua emergência no Campo, que foi grandemente impulsionada pelo movimento dos Movimentos Sociais do Campo, notadamente o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, na luta pelo direito à Educação. Após o estudo bibliográfico realizado, conclui-se que a Educação Infantil do Campo foi fortemente impulsionada pela Educação Infantil e pela Educação do Campo; assim como pelo avanço do capitalismo, pelo alastramento da consciência do direito à educação e pelo esquecimento de efetivação a que foi submetida, por parte da política pública. Conclui-se, também, que há um vínculo existente entre a Educação do Campo, a Educação Infantil do Campo e outra proposição de campo, como espaço/lugar de produção de vida.

Biografia do Autor

Dynara Martinez Silveira, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Pedagogia (UNIPAMPA), Especialista em Educação Infantil (UFPEL), Mestranda em Educação PPGE/UFPEL

Conceição Paludo, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Doutora em educação pela UFRGS. Atua na Universidade Federal de Pelotas; Departamento de Fundamentos da Educação; Líder do grupo de pesquisa MovSE; Coordena o Observatório da Educação do Campo, núcleo RS.

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Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos