O papel da percepção na educação e desempenho ambiental das organizações: uma discussão sobre o tema

Autores

  • Alexandre de Ávila Leripio Univali
  • Lucila Maria de Souza Campos Univali
  • Paulo Mauricio Selig UFSC

Resumo

A questão ambiental vem se tornando um tema bastante discutido nas organizações produtivas. A escassez dos recursos naturais e a necessidade cada vez maior de consumo de bens naturais pela sociedade capitalista mundial vêm fazendo com que aquelas organizações que buscam a sobrevivência estudem as melhores formas de se adequar a este novo paradigma, de que os recursos naturais são finitos. O presente artigo tem por objetivo discutir o papel da percepção no processo de educação ambiental das organizações, visando demonstrar os benefícios da educação ambiental voltada para a percepção dos indivíduos, sobretudo no desempenho ambiental das organizações. O artigo aborda o tema através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto, apresentando uma proposta de estímulo à percepção através de três etapas da educação ambiental: sensibilização, conscientização e capacitação.

Biografia do Autor

Alexandre de Ávila Leripio, Univali

P

Lucila Maria de Souza Campos, Univali

Professora do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração (PMA) e dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental (CTTMar) e Administração da Univali. Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC.

Paulo Mauricio Selig, UFSC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC). Doutor em Engenharia de Produção.

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Publicado

2009-03-09

Edição

Seção

Artigos