TRAJETÓRIA E RESULTADOS DO PROJETO RISU NO CONTEXTO DE ARIUSA
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p137-164Palavras-chave:
Sustentabilidade nas universidades, Indicadores de sustentabilidade.Resumo
Este artigo inicia descrevendo os esforços dos últimos anos em algumas das redes da Aliança da Rede Ibero-Americana de Universidades para a Sustentabilidade e Meio Ambiente (ARIUSA) para definir um sistema de indicadores ambientais ou de sustentabilidade ambiental em instituições de ensino superior na América Latina e no Caribe. O projeto mais destacado é a pesquisa colaborativa internacional realizada pela Rede de Indicadores de Sustentabilidade nas Universidades (RISU) com a participação de 65 universidades de 10 países da região. Nas seções centrais deste artigo, é apresentada uma visão geral da criação da rede RISU em ARIUSA, bem como o desenvolvimento e os produtos resultantes do projeto Definición de indicadores para la evaluación de las políticas de sustentabilidad en universidades latinoamericanas. Para complementar o primeiro relatório de resultados do projeto RISU, sugere outra leitura dos dados básicos publicados aqui, com base em uma escala de medição de níveis de compromisso ambiental realizadas por universidades e um reagrupamento dos indicadores em apenas cinco blocos ou áreas de atuação da universidade. Finalizando, destaca as principais conclusões sobre o projeto de indicadores de sustentabilidade nas universidades latino-americanas e propõe algumas reflexões sobre o estado atual e as futuras ações conjuntas entre RISU e ARIUSA.
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