Análise semiótica do potencial didático de vídeo para educação ambiental

Autores

  • Isadora Puntel de Almeida Unesp
  • Fernanda da Rocha Brando Unesp
  • Nadja Janke Unesp

Resumo

O presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar o potencial didático do filme “Paisagem Brasileira”, de Haroldo Palo Junior, para Educação Ambiental. Utilizou-se para tanto uma análise comparativa de três interpretações sobre o vídeo, a da semioticista Santaella (1983), a do próprio autor e as de um grupo de alunos do ensino médio. A pesquisa indicou ser o vídeo um material caracterizado como instrumento de sensibilização que pode motivar a ação intelectual, de reflexão, sobre a problemática ambiental.

Biografia do Autor

Isadora Puntel de Almeida, Unesp

M

Fernanda da Rocha Brando, Unesp

Mestranda do Programa de Pósgraduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Nadja Janke, Unesp

Mestranda do Programa de Pósgraduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista – UNESP.

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Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Artigos