Imitação e linguagem: uma perspectiva walloniana

Autores

  • Ione Collado Pacheco Dourado FICS
  • Angélica do Rocio Carvalho Silva Unifeob
  • Maria Cristina Scavazza FOC
  • Mário Destro Monteiro Unip

Palavras-chave:

Psychology of Education, Language, Learning

Resumo

A partir da perspectiva de desenvolvimento de Henri Wallon objetiva-se relacionar a concepção de imitação colocada em sua Teoria de Desenvolvimento com avanços da neurociência, visando discutir a constituição da linguagem na espécie humana. Os processos imitativos para o Autor dependem do outro e começam como automatismos da espécie e se especializam passando do movimento (ato motor) à representação (o pensamento). A neurociência traz, entre outras descobertas, os neurônios-espelho, que podem ser a base para a comunicação gestual e verbal, intuição de intenções alheias e empatia, pois permitem que o observador experimente em si, nas suas conexões neuronais, o que o outro está fazendo. As concepções de Wallon, apoiadas por estas descobertas, permitem sugerir ações ao educador, que auxiliem no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças.

Biografia do Autor

Ione Collado Pacheco Dourado, FICS

D

Angélica do Rocio Carvalho Silva, Unifeob

Doutora pela PUC/ SP e professora da UNIFEOB.

Maria Cristina Scavazza, FOC

Mestre pela PUC/SP, e professora na FOC e Prefeitura Municipal de São Paulo.

Mário Destro Monteiro, Unip

Mestrando na PUC/ SP. Professor na UNIP.

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Publicado

2009-03-23

Edição

Seção

Artigos